Comentários:
De Anonimo a 16 de Fevereiro de 2007 às 15:09
Uau... um "TOP" com 6 podcasts. Ainda por cima só para quem usa FeedBurner.


De jonasnuts a 16 de Fevereiro de 2007 às 15:15
Alguma sugestão alternativa?

É que eu percebo a crítica, mas sem alternativa, não é uma crítica construtiva.


De Phil a 16 de Fevereiro de 2007 às 16:00
Primeiro sugiro que volte a olhar para o top, por eu vejo muito mais do que 6 podcasts...e sim, por enquanto tem só com suporte do feedburner, tal como é referido no post, o top recorre às estatísticas fornecidas pelo feedburner, por acaso, o único que permite fazê-lo e de forma uniformizada. Já agora, obrigado pela sugestão alternativa...


De David Rodrigues a 19 de Fevereiro de 2007 às 18:48
6 Podcasts?

Presumo que tenhas ido mais depressa escrever este comentário do que ver o TOP dos PODs, o que mostra bem qual a intenção deste comentário. Que tal voltar ao TOP dos PODs e navegar na listagem?


De Hermes Handbags a 7 de Setembro de 2011 às 07:19
Yes!! I'm agree with you!! Thanks for your sharing and i will drop here if i have time!!

That's right!! Great opinion!! Thanks for your sharing!!


lhCRC4CK7N4Llh


De André Gonçalves a 16 de Fevereiro de 2007 às 22:35
O meu podcast está em último e deu um trabalhão do caraças passar para FeedBurner. Já agora se quiserem: http://qcp.podomatic.com/


De Carlos Jorge Andrade a 17 de Fevereiro de 2007 às 01:02
Ok, deixa meter a colherada na discussão. :-)
Primeiro, parabéns pelo Top. Peca apenas por ser uma iniciativa isolada e avulsa, nunca percebi pq é que estas coisas surgem sem se dar um toque aos que cá andam (directórios por exemplo). São fóruns num domínio, um Top noutro, todos a remar para o seu lado.

Quanto à falta de claridade do Top do Lusocast (o que me diz respeito) não a percebo. Sim, não explico os critérios no site, depende de n factores, que por exemplo já foram explicadas ao autor deste novo Top que vem agora dizer que não são claros.
O Top do Lusocast baseia-se exclusivamente nos dados que recolhe no próprio Lusocast, nos clicks, nas pesquisas, nas subscrições, nos DOWNLOADS, mas apenas a partir do Lusocast. Eu não vou convencer toda a gente a usar o FeedBurner para activar o Clickthrough para saber quantos clicks o link de download teve. Aliás... estou para confirmar a fiabilidade dessa medição. Um dia destes até quero ver se não consigo puxar um desses podcasts ao primeiro lugar do Top. Se calhar é trivial.

Anyway... o objectivo do Top do Lusocast sempre foi um. Mais um sítio onde promover podcasts, nunca uma feira de vaidades. O Lusocast não tem interesse em promover este ou aquele podcast. Vamos ver se não aparece outro Top "insatisfeito" por não ter o podcast no Topp, com "critérios ainda mais claros"... por exemplo, o número de subscritores do feed RSS.
Critérios há muitos...


De David Rodrigues a 19 de Fevereiro de 2007 às 19:30
Carlos,

"Uma iniciativa isolada e avulsa... sem se dar um toque aos que cá andam".

Então quer isto dizer que agora quem quiser fazer alguma coisa tem que pedir a benção a alguém?

Falta de claridade do Top do Lusocast:

Ninguém acusa o Lusocast de falta de claridade no top que lá tens, mas a verdade é que esse assunto foi-te perguntado no teu próprio fórum e não foi por mim. Eu perguntei-to pessoalmente e fiquei esclarecido. Agora se tu achas que tens que defender o teu Top...

Quantos tops há? O do Lusocast, o do Cotonete e o do ITunes? De quantos conheces as regras?

Estou no Podcasting nacional há quase 2 anos e a verdade é que o tema dos tops sempre foi recorrente... decidimos fazer o topdospods com o mecanismo mais simples possível de entender para fazer a classificação e a API do feedburner deu-nos essa hipótese. De momento mais nenhum serviço fornece uma API igualmente simples e directa. Que tal criares uma API para Lusocast? Aí podiam surgir Tops baseados na API do Lusocast. Eu não me importava nada.

Quanto à parte final... "Vamos ver se não aparece outro Top "insatisfeito" por não ter o podcast no Topp, com "critérios ainda mais claros"... por exemplo, o número de subscritores do feed RSS."

Pois é, já surgiu... chama-se TOP dos PODs... e utiliza a API do Feedburner para isso mesmo, como está descrito na FAQ do próprio site.

Para finalizar resta-me dizer que quando foi criado o TOP dos PODs nunca me passou pela cabeça ter que te dar satisfações do que ia fazer... mas se tinhas alguma dúvida, sabes qual é o meu email e onde me encontrar. Daí que fique surpreendido que tenhas vindo a público num Blog de terceiros... e como tal ser também por aqui que tenho que te responder... é lamentável já que tens feito um excelente trabalho na promoção e divulgação do podcasting...

Quanto aos donos deste blog pedimos desculpa pela extensão da resposta, mas tornou-se necessária.

Quanto ao TOP dos PODs é, e será, organizado pelas estatísticas do FeedBurner. Foi isso a que nos propusemos, foi isso que fizemos. Está lá ao serviço dos ouvintes, dos podcasters e da comunidade em geral.

Assim,

O TOP dos PODs é simples. Quem tem mais ouvintes está em primeiro.


De Carlos Jorge Andrade a 20 de Fevereiro de 2007 às 00:20
David,

Benção não, de maneira nenhuma. Ninguém tem de dar cavaco a ninguém, mas como te digo, é um forum ali, um Top acolá, um wiki que fecha. Ninguém fala com ninguém. Sim, claro que sei o teu email, e tu sabes o meu. Eu soube do Top pelas notícias, voçês sabem das novidades por email, até testam (alojamento do Lusocast) as coisas primeiros que os outros. É a diferença...

Quando ao funcionamento do Top do Lusocast, nunca ninguém perguntou e ficou sem resposta. Até no forum como referes... nada é obscuro. Podem é não gostar dos critérios, isso é diferente.

Quando aos critérios do Topdospods... fiquei com a ideia do que li que era baseado no Clickthrough dos items do feed. Como dizes e na FAQ, afinal é com base nos subscritores do feed RSS. Volto a dizer, critérios há muitos, a experiência do Odeo e dos podcasts no Top do Lusocast é que muita gente ouve podcasts directamente nas páginas web, através de downloads e nos players flash imbebidos e isso parece que não é contabilizado.

De novo, nada contra. Só tenho pena como disse que estas coisas apareçam assim, ainda por cima com afirmações como as que fizeste...
"Sentindo a falta de um TOP de verdade e não satisfeitos com os
existentes, decidimos criar um TOP de podcasts cujos critérios fossem claros."

Pelos vistos os outros não são a sério e pouco claros.


De David Rodrigues a 20 de Fevereiro de 2007 às 12:42
Carlos,

é verdade que os podcasts d'a MACacada e o Conversas Geométricas estão no Lusocast e foram dos primeiros a testar o serviço que tu disponibilizaste de alojamento. Uma iniciativa louvável sem dúvida e que todos te agradeceram.

E a verdade é que soubemos dessa tua funcionalidade por email na listagem do grupo ptpodcast.

Acontece que o TOP dos PODs também foi divulgado exactamente da mesmas forma, através da mesma lista onde tu também participas, por isso se só soubeste do TOP dos PODs pelas notícias foi porque não reparaste nos emails da lista.

Quanto aos critérios... é como dizes, há muitos. Até podia haver um top com os meus podcasts preferidos ordenados segundo o meu humor do momento...

E quanto à questão de ouvir podcasts directamente nas páginas web e Odeos e afins... pois é felizmente há muita escolha e variedade e o podcasting vai chegando a mais e mais pessoas. E essa escolha, nem eu nem tu nem itunes nem ninguém consegue controlar.

Por isso e como diz a M.João mais abaixo, vamos mas é trabalhar que andar em discussões apenas provocam no ouvinte aquilo que o TOP dos PODs quis evitar, o ruído.


De jonasnuts a 20 de Fevereiro de 2007 às 01:39
Posso meter-me onde não sou chamada?

É que eu não tenho podcast (nem material para vir a ter), mas eu acho que nós (vós?) somos tão poucos que andarmos às turras uns com os outros é tempo e energia desperdiçados. Podíamos concentrar as nossas energias para um objectivo comum. Promover o podcasting em Portugal e em língua portuguesa.

Pá....conversemos, reunamos recursos e façamos algo, senão, quem está agora a entrar, não só não percebe nada como nos acha um bando de mimadões com tempo a mais (e nós sabemos que isso não é verdade, nem a primeira, nem a segunda).

Somos tão poucos.....não conseguimos arranjar uma plataforma de entendimento?

Ó p'ra mim tão politicamente correcta. Logo eu.
Se sou eu a politicamente correcta desta história.....a coisa vai mal :)


De Goon a 26 de Março de 2007 às 22:57
Como é que se põem imagens no FeedBurner? É que o meu está em 39º lugar, talvez se tivesse imagem conseguisse subir um lugar ou assim.


De Eugénio Rodrigues a 2 de Abril de 2007 às 14:28
Olá,
Para colocares a imagem no feedburner deverás fazer o seguinte:
1- Entrares na tua conta do feedburner e seleccionar o feed;
2- Escolher a tab OPTIMIZE
3- Clicar na opção FEED IMAGE BURNER
4- Em image source: SPECIFY CUSTOM IMAGE URL e escrever o url completo até à tua imagem (http://www.dddd.com/imagem.jpg).

Eugénio


De nokia a 14 de Julho de 2008 às 08:14
.


De webcat a 2 de Maio de 2009 às 17:26
Olá.
Sou novato nestas andanças. Consegui cirar uma conta no mypodcast.com. A outra do podomatic, não sei porquê, demora eternidades a publicar os trabalhos.
Tudo isto é muito interessante, mas para tipos como eu que utilizam estas novas linguagens na óptica do utilizador (com alguns conhecimentos técnicos elo meio no que respeita à edição audio), é bastante difícil compreender e construír feeds, rss e essas coisas...
Um tutorial era bem bom.


Comentar post